quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Você tem boa memória?











Memorizar é aprender, guardar e evocar informações. O fenômeno ocorre com estímulos externos - algo que vemos ou ouvimos - e internos - como uma dor ou um pensamento. Toda a vida animal depende da memória, tanto para saber as atividades que devem ser feitas sempre como aquelas que precisam ser evitadas. Até mesmo os seres unicelulares memorizam que não devem se dirigir a um determinado lugar ao perceber que ali a temperatura, a densidade ou a acidez do meio não são convenientes. Nos animais que possuem sistema nervoso, a formação da memória é bem complexa e depende da atividade elétrica e molecular de milhares de neurônios ligados entre si. Cada um deles participa de processos moleculares complexos (chamados sinapses - veja a imagem ao lado), que modificam as estruturas e as funções das conexões entre neurônios e levam e guardam as memórias.
Os aprendizados vividos e todas as informações processadas durante o dia são fixadas no período de três a seis horas seguintes à sua aquisição. As memórias podem ser classificadas de acordo com o conteúdo (a que reconhece a realidade e o contexto, outra que abrange fatos e eventos e ainda a que guarda os procedimentos e hábitos) e pela duração (a curta, retida por segundos ou no máximo seis horas, e a de longa duração, que persiste por muitas horas ou mesmo por anos). Os estudiosos afirmam ainda que a capacidade de memorizar um evento depende da relevância emocional relacionada a situação armazenada.
A capacidade de memorizar eventos, situações, cheiros, gostos, rostos, números e nomes é uma habilidade que depende de treino. Podemos treinar nosso cérebro a guardar inúmeras informações, no entanto, como em um computador´, selecionamos determinadas informações, as que com certeza serão mais importantes para nossa sobrevivência. É a chamada memória seletiva.

Você sabe o que foi seu almoço ontem? E em quem você deu o seu primeiro beijo? Provavelmente essa última pergunta o leitor saberá responder com maior certeza. Memória e emoção: uma combinação perfeita para lembranças inesquecíveis...
Para "treinar" sua memória, acesse e divirta-se: http://www.jogosweb.net/categoria/6/memoria.html
Até mais! Heron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário