terça-feira, 11 de agosto de 2009

DROGAS, de novo???

Por Heron Nogueira.

  • Você sabe os malefícios que o uso inadequado de drogas pode causar para um ser humano?
  • Quais os principais tipos de drogas?
  • Como combater o vício nas drogas?
  • Como saber se alguém que você conhece está usando drogas?
  • Drogas: o que eu tenho a ver com isso?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. Sem dúvidas esse tema tem sido amplamente discutido e divulgado nos diversos meios de comunicação. Há séculos os efeitos das drogas no ser humano são estudados por profissionais de diversas áreas. Isso porque a droga é um fenômeno que atinge o homem em diversas esferas: física, química, psicológica, social, familiar, profissional, entre outras. Mas somente nas últimas décadas interessados pelo assunto e renomados estudiosos chegaram ao consenso de que essa é uma questão, acima de tudo, de saúde. Acreditava-se que quem era usuário de drogas, principalmente as drogas ilícitas, eram "vagabundos" ou "marginais", no entanto, ao estudar o fenômeno com um olhar mais criterioso, constatou-se que essa é uma problemática que pode ser multifatorial e não um problema de desvio de caráter. A partir daí a idéia de tratamento ganha força em nossa sociedade que ainda detém uma série de preconceitos e falta de informações corretas sobre o assunto. Minha pretenção nesse texto não é responder questões tem sido estudadas há muitos e muitos anos e até hoje não têm respostas, mas alertar sobre a condição de ser humano de quem se envolve com o abuso de drogas, introduzindo mais informações sobre o tema. Acompanhe:


  • O álcool é a droga psicotrópica de uso e abuso mais disseminados no mundo;
  • O cigarro é uma das principais causas de morte que podem ser evitados;
  • Os efeitos prazerosos das drogas, quando ocorrem, vêm sempre acompanhados de efeitos colaterais indesejáeis;
  • O envolvimento de uma pessoa com álcool e outras drogas vai muito além da simples busca dos efeitos dessas substâncias;

Muito além de um problema "médico" ou "um caso de polícia", os problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool e ao uso de tabaco e outras drogas são questões que abragem toda a sociedade.


Fique atento(a), alguém que você muito ama pode estar precisando de sua ajuda e não do seu desprezo.


Para maiores informações acesse esse link: http://www.1001starsites.com/drogas-alcool-tabaco.htm, ele vai te levar a uma lista com inúmeros sites interessantes.

Deixe aqui seu comentário. Ele é muito importante para nós.
Até a próxima! Abraços.

Um comentário:

  1. SOU MEMBRO DE UMA IRMANDADE E GOSTARIA DE LEVAR ESTE TEXTO PARA UMA REUNIÃO DE JOVENS.
    ME PEDIRAM PARA FALAR DE "VALORIZAÇÃO DA VIDA E O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS "
    EU POSSO LEVAR ESTE TEXTO PARA ME FACILITAR ?

    ResponderExcluir