quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pesquisa Apresentada em Congresso Belém-PA

Por Heron Nogueira.


Pezado leitor, durante o início deste ano realizamos uma pesquisa que foi apresentada no VI CONPSI em Belém no estado do Pará. A idéia geral do trabalho é apresentar uma contrbuição da metodologia dos Grupos Multifamiliares (GMs) no contexto de Medida Socioeducativa de Internação. Gostaria de compartilhar com você esta valiosa ferramenta que contribui de sobremaneira para o trabalho técnico em todo contexto de vulnerabilidade social. Lembrando que disponibilizo aqui apenas alguns traços e um breve ensaio do que foi o trabalho de pesquisa e testagem da metodologia no referido contexto. Para maiores informações, com imenso prazer, responderemos vossa solicitação. Oportunamente agradeço ao Presidente do IDP (http://www.institutoidp.org.br/), Wenderson Monteiro, pela abertura e interesse à causa científica.




GRUPO MULTIFAMILIAR COM ADOLESCENTES INTERNADOS EM CONFLITO COM A LEI: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO




A proposta do GM para o contexto da internação contempla:
•Promover o “resgate” dos laços afetivos-familiares;
•Envolver a família na co-participação do processo socioeducativo do jovem;
•Fornecer subsídios importantes que auxiliam na compreensão da realidade sociofamiliar;
•Diminuir a ansiedade do jovem diante dos desafios da medida socioeducativa;
• Possibilitr interações entre pessoas de diferentes organizações familiares, podendo haver trocas em todos os sentidos – de valores, de regras, de hábitos, de afetos e de experiências;
•Estabelecer um sistema de suporte específico para cada família;
•Formar redes sociais para o desenvolvimento emocional do indivíduo, focalizando o desenvolvimento da capacidade autoreflexiva, autocrítica, da organização autogestora;
•Promover mudanças na subjetividade individual e conseqüentes mudanças na família e no meio social.


O princípio da execução
•Convocando os demais envolvidos (rede social, familiar e comunitária);
•A visita domiciliar como meio de coaptação;
•Calendário de compromisso;
•O termo de compromisso;
Selando o compromisso.



Preparando o ambiente: o espaço humanizado
•Disposição do grupo;
•Espaço infantil;
•Condução e reforço alimentar;
Material pedagógico.


O GM em si
•Acolhendo as famílias;
•Introdução ao tema/dinâmica de grupo;
•Divisão em subgrupos: cada um em seu lugar;
•A hora “H”: discutindo e aprofundando;
•O retorno;
Fechamento e novo compromisso.



Principais Resultados
•Queda no índice de ocorrências disciplinares;
•Maior participação das famílias no processo de socioeducação;
•Maior envolvimento responsável dos jovens no processo;
•Melhora no relacionamento intrafamiliar:
•Maior cumplicidade salutogênica;
•Melhor diálogo intrafamiliar;
•Demonstração de afetividade pelos participantes;
•Resgate dos papéis familiares;
•Desenvolvimento da autoridade parental;
•Entre outros.



Tópicos Especiais/Desafios
•Baixa adesão e interesse das famílias. Falsa crença dos cuidados com os adolescentes como responsabilidade exclusiva do Estado;
•Falta de qualificação específica dos técnicos;
•Estratégias diversificadas de intervenção (perfil familiar);
•Amarras psicológicas, conformidade e negligência de papéis.



Aí estão dispostos apenas os principais tópicos, mas acredito que, para quem trabalha ou se interessa pela área, esse conhecimento terá valia. Deixe aqui seu comentário. Ele é muito importante para nós. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato: heronfn@uol.com.br

Até a próxima!

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