segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TOC, TOC, TOC...



Prezado leitor, desculpe-me pela demora em atualizar o blog. Tive fazendo umas viagens, mas estamos de volta para aprender um pouco mais.


O TOC (Trantorno Obsessivo Compulsivo) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são idéias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia.
A pessoa portadora de TOC tenta ignorá-los ou eliminá-los através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo.


As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo (mais de uma hora por dia) ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais.
O TOC é produto da interação de vários componentes:
genética
influências ambientais
estruturas cerebrais


Lavar as mãos repetidas vezes, limpeza de ambientes de maneira exagerada, contar quadros de azuleijos, listras de roupas, botões de camisas, são alguns exemplos de sintomas muito comuns nos portadores do transtorno.


Aproximadamente 2%, ou seja, 3 millhões de brasileiros podem apresentar os sintomas do TOC durante um ano.
O TOC inicia-se em geral na adolescência e não há diferença entre os sexos.
O custo estimado da doença nos EUA em 1990 foi de 8,4 bilhões de dólares, se somados prejuízos sociais e econômicos.

O controle da ansiedade pode ser possível mediante tratamento com um psicólogo e com um psiquiatra nos casos mais graves. Seja um bom observadorPara saber mais, escreva-me: heronfn@uol.com.br

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário