sábado, 5 de setembro de 2009

Ortorexia: você sabe o que é isso?


Prezado leitor, diante da atual busca por uma alimentação saudável, surge um novo e desconhecido transtorno alimentar. É importante conhecermos mais e ficarmos mais atentos.


A ortorexia é um distúrbio psicológico caracterizado pela obsessão em alimentos naturais, iniciada a partir de uma preocupação exagerada em obter dietas saudáveis. Dessa forma, uma pessoa com tal distúrbio passa a retirar de sua alimentação tudo o que contém açúcar, agrotóxico, substâncias artificiais, que é enlatado, gorduroso e de procedência desconhecida.


Apesar desse distúrbio ainda não ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, se não averiguada pode trazer prejuízos ao organismo de pessoas com tais características, pois se tornam extremamente rígidos com a alimentação a ponto de não ingerir alimentos que não sejam naturais, mesmo se apresentarem fome.


Alguns estudiosos acreditam na ligação entre a ortorexia e a anorexia, visto que as duas possuem semelhanças na preocupação com os alimentos, uma com a quantidade e outra com a qualidade. Assim como os anoréxicos, os ortoréxicos são tão rígidos com sua alimentação que não conseguem perceber que o “zelo pela alimentação saudável” o torna compulsivo e neurótico. Como acreditam utilizar o melhor método em prol da saúde, os ortoréxicos buscam ainda transformar a alimentação de toda a família, inclusive de amigos.


A busca pela alimentação correta e balanceada faz com que os ortoréxicos deixem de consumir quantidade significante de vitamina B12, cálcio, zinco e ferro. Nesse caso, é muito importante fazer a reposição de tais nutrientes, já que a falta desses traz inúmeros prejuízos à saúde, como anemia, osteoporose, deficiência imunológica, ausência da cicatrização, ressecamento da pele, perda de peso, sensibilidade óssea, distúrbios digestivos, problemas de crescimento, impotência sexual, perda de cabelo, depressão, apatia, lesões oculares, amnésia, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência entre outras.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário