terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que é Terapia de Família?

Por Heron Nogueira (Psicólogo e Terapeuta de Família)





A Terapia de Família (TF) teve início na metade do século passado. Foi algo que encantou muitos estudiosos, profissionais ávidos por forma mais abrangentes de entender o indivíduo e poder ajudá-lo em seu contexto relacional mais próximo: a família.


Inicialmente o foco maior do estudo com famílias foi nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, mais tarde difundindo-se por todo o mundo.


Não farei aqui um ensaio cronológico nem tampouco teórico sobre a TF. No entanto gostaria de elucidar sua atual importância e eficácia, tanto para os usuários quanto os para profissionais que se interessam pela área.


Existem no Brasil diversos cursos de formação em TF para profissionais com nível superior, não necessariamente psicólogos. Porém, a grande maioria dos Terapeutas de Família são geralmente profissionais de psicologia que têm aprimorado seus conhecimentos lançando mão das contribuições, principalmente, da Teoria Sistêmica. Esse grande marco teórico concebe o homem como um ser EM relação com outros seres, denominando assim, a formação de um sistema. É a RELAÇÃO que é o foco de estudo e intervenção na TF, cujo indivíduo não é mais visto como um ser isolado e descontextualizado de sua realidade.


Costumamos dizer que uma pessoa que apresenta determinados sintomas, ela apenas "denuncia" os sintomas de todo um sistema familiar adoecido e em sofrimento. Embora aparentemente os outros membros estejam "saudáveis", todos de alguma forma influenciam ou são influenciados por todos na família. Portanto, há a necessidade do sistema familiar se fortalecer diante de algum evento que coloque em risco seu equilíbrio e sua saúde emocional.


Apesar de apresentar inovadores parâmetros de atendimento, sendo uma modalidade considerada extremamente eficaz, a TF ainda é pouco conhecida por profissionais e usuários.


As sessões são conduzidas de maneira parecida com as individuais, no entanto, participam todos membros que são importantes para trabalhar as idiossincrasias da família. Com técnicas específicas e tarefas que muito auxiliam na condução dos trabalhos, o terapeuta deve ser um profissional altamente habilidoso e cuidadoso na condução desse processo.


Atualmente existem inúmeras pesquisas que comprovam a eficácia e a importância da TF que muito tem trazido alívio a sofrimentos diversos de famílias no mundo todo.


Quer saber mais? Acesse o site da Associação Brasileira de Terapia Familiar: http://www.abratef.org.br/


Ficou com dúvidas? Escreva pra mim: heronfn@uol.com.br


Até a próxima!




Um comentário:

  1. Interessante falar de família. No Brasil, alguns pesquisadores (as), especialmente das Ciências Sociais, começaram a estudar sobre as famílias de matriz africana. Que no Brasil, sofreram fortes tempestades, entre outros motivos, pelo processo de imigração continental forçado e as grandes desigualdades raciais e sociais.
    O estudo do processo de estruturação das famílias brasileiras é um tema que ainda precisa de muitos desbravadores! Fico feliz pelos avanços de estudo sobre esse tema no País!

    ResponderExcluir