quinta-feira, 9 de julho de 2009

Aprendendo uma profissão digna...

Por Heron Nogueira.



Amigo leitor, não é raro recebermos visitas quase que diárias no Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (CIAGO). Visitas de diversas naturezas: ONGs, representantes do governo de vários estados, secretarias estaduais, municipais até de organismos internacionais. Talvez pela excelência do trabalho prestado pelo IDP no CIAGO, as notícias ultrapassam fronteiras chegando solicitações inúmeras para conhecerem de perto esse trabalho. Um dos grandes fenômenos do sucesso na Medida Socioeducativa de Internação é o investimento do IDP e do seus colaboradores nas Oficinas Profissionalizantes da unidade. Acreditamos que a inserção do jovem em conflito com a lei no mercado de trabalho, sendo ele devidamente preparado para isso, é uma grande alavanca de mudança na vida desses jovens. Hoje trouxe com imensa satisfação duas fotografias que retirei ainda pela manhã de dois adolescentes no meio de suas atividades de aprendizagem laboral. Brevemente postarei outras imagens, essas valem a pena para serem conferidas.
Acima, adolescente em aula na oficina de cerâmica, uma das mais concorridas. Lá são feitos vasos, jarros, moringas, vasilhas, pratos, copos, entre muitas outras peças. Além de uma profissão, uma atividade pra lá de terapêutica. Sorte deles!

A madeira é a obra prima trabalhada na marcenaria. Um jovem muito inteligente (foto acima), utilizando com sabedoria os ensinamentos do instrutor. Portas-retrato, revisteiros, caixas decorativas, porta-jóias, entre outros artefatos produzidos com muito orgulho pelos adolescentes. Medir, calcular, cortar, lixar, colar, pregar, pintar, decorar, são verbos empregados com muita maestria pelos aprendizes.

Gostou? Poste aqui seu comentário ou mande um e-mail. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Muito bom esse trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito importante este trabalho,pois é um meio de resocializar nossos jovens que erraram sim,mas de uma forma ou de outra merecem uma chance de uma nova vida.Parabéns Heron pelas belíssimas matérias.

    ResponderExcluir